HIV, ANTICORPOS ANTI – PESQUISA WESTERN BLOT

– Jejum não obrigatório. 

-Material:Sangue

INSTRUÇÕES: Para a realização deste exame é necessário seguir as instruções abaixo:

1- Este exame SOMENTE poderá ser realizado se o cliente possuir o Pedido Médico, não sendo possível o atendimento através do Auto Pedido.
2- O cliente deverá portar um documento de identificação com FOTO (Identidade, Carteira Profissional, Identidade Profissional, etc), o qual será devolvido após a conferência no ato da coleta do material.
3- O laudo com o resultado do exame SOMENTE poderá ser entregue ao próprio cliente. Se o cliente estiver impossibilitado de retirar o laudo, ele deverá AUTORIZAR a retirada por terceiros preenchendo e assinando o Termo de Autorização para Retirada de Laudos.

INSTRUÇÕES PARA SEPARAÇÃO DO MATERIAL E ENVIO PARA LAB. DE APOIO:
– Enviar em tubo plástico separado, fornecido pelo laboratório de apoio, específico para este exame.
– Devido a possibilidade contaminação da amostra, este exame não pode ser incluído após manipulação da amostra.
Para evitar contaminação pedimos:
– Fazer coleta de sangue com material descartável.
– Utilização de tampas, tubos e ponteiras novas na separação da amostra.
– Transporte isolado de outras amostras.
– Todos os exames de HIV pelo método Western Blot com resultado reagente, encaminhados de forma isolada (triagem sorológica não realizada no Instituto Hermes Pardini), só serão liberados após confirmação em outra amostra, resultante de nova coleta, sem ônus para laboratório conveniado, visando a detecção de possíveis resultados falso-positivos.

APLICAÇÕES CLÍNICAS: A infeccao pelo HIV 1 e 2 leva a Sindrome da Imunodeficiencia Adquirida – SIDA. Testes de triagem como ELISA, MEIA ou ELFA devem ser confirmados por ensaios mais especificos (Western Blot ou Imunofluorescencia).Falso -positivos podem ocorrer em tetes imunoenzimaticos nos pacientes com anticorpos anti-HLA DR4, outras viroses, vacinados para influenza, hepatites alcoolicas, portadores de disturbios imunologicos, neoplasias, multiparas e politransfundios. filhos de mae HIV positivo tem anticorpos maternos, nao sendo, pois, a sorologia definitiva no diagnostico. Os testes imunoenzimaticos tem sensibilidade e especificidade em torno de 98%. Individuos de alto risco, com um teste enzimatico positivo, tem valor preditivo positivo de 99%. Assim, testes imunoenzimaticos positivos de forma isolada, nao podem ser considerados como diagnostico de infeccao pelo HIV, sendo necessario a realizacao do Western blot como teste confirmatorio. Pacientes com fase avancada da doenca podem nao apresentar reatividade ao Western blot. Cerca de 20% da populacao normal nao infectada apresentam resultados indeterminados no Western blot. Portaria da ANVISA normatiza o diagnostico sorologico da infeccao pelo HIV em maiores de 2 anos de idade.

Compartilhe nas redes sociais

Consulte outros exames

Olá, como podemos te ajudar?