HEMOCULTURA

CONDIÇÃO: Preferencialmente não estar em uso de antimicrobianos.

INSTRUÇÕES PARA COLETA:
– Quando solicitado 3 amostras e não especificado os tempos, colher com espaço de 20 a 30 minutos cada amostra. Não colher com intervalo menor que 10 minutos entre uma amostra e outra.
– Não coletar em ambiente aberto, com corrente de ar.
– Lavar as mãos cuidadosamente. Retirar a tampa de proteção do meio de cultura e desinfectar a tampa de borracha com álcool a 70%, colocar uma gaze estéril protegendo a tampa, enquanto é feita a punção. Escolher a
veia adequada e fazer limpeza rigorosa com água e sabão neutro, começando do local onde será feita a punção, em circulos concêntricos (do centro para as bordas), sem voltar com a gaze para o centro. Secar com gaze estéril da mesma maneira, ou seja, concentricamente.
– Utilizar algodão embebido em álcool isopropílico para desengordurar as glândulas sebáceas da região da punção (sempre no ponto selecionado para a punção em circulos de dentro para fora).
– Fazer anti-sepsia, com álcool iodado a 2% (sempre no ponto selecionado para a punção em circulos de dentro para fora). Esperar 2 minutos para que o iodo atue. Retirar o álcool iodado com gaze embebida em alcool a 70% .
– Deixar secar completamente. Calçar luvas estéreis, garrotear e puncionar, sem apalpar a veia. Injetar assepticamente o sangue no meio de cultura, evitando hemólise e misturar demoradamente.
– Nos frascos anaeróbios não pode entrar ar. Retirar todo o ar da seringa antes de injetar o sangue. Se o meio não for enviado imediatamente, mantê-lo na estufa bacteriologica, pelo menos por 1 hora.
=> 1 (Uma) Amostra = colher em um braço 1 frasco de hemocultura convecional.
=> 2 (Duas) Amostras = colher 1 frasco de hemocultura (1ª amostra) C.O.M. e após o intervalo de 30 minutos (2ª amostra) , colher a outra amostra no outro braço.
=> 3 (Três) Amostras = colher 1 frasco de hemocultura convencional (1ª amostra) e colher as outras 2 amostras, em braços diferentes, dentro do intervalo de 30 minutos (2ª amostra) e 1 hora (3ª amostra) ou C.O.M.
ATENÇÃO: Quando houver solicitação de hemocultura para anaeróbios especificada, usar também o frasco próprio para anaeróbios. Neste caso proceder a coleta simultaneamente com o frasco convencional na primeira punção.
– Como não existe antisséptico instantâneo, lembramos que o álcool iodado deverá permanecer por 2 minutos sobre o local da coleta, para que atue efetivamente. O iodo deve ser retirado totalmente após a coleta.
– Nos casos de hipersensibilidade ao iodo fazer cuidadosa e criteriosamente uma dupla aplicação de álcool a 70%. Nunca se esqueça que a principal dificuldade deste exame consiste em se definir se o agente isolado é ou não contaminante. Portanto o técnico tem obrigação de se desdobrar nos cuidados de anti-sepsia.
– O intervalo entre a coleta e o numero das amostras varia de acordo com a suspeita clinica.
– A sensibilidade do exame esta diretamente relacionada ao volume de sangue colhido. Quanto maior a amostra, maior a possibilidade de isolar a bacteria.
– A especificidade aumenta quando as coletas sao feitas em sítios diferentes.
– O melhor índice de recuperação bacteriana ocorre quando a coleta é feita 1 hora antes do pico febril.

Compartilhe nas redes sociais

Consulte outros exames

Olá, como podemos te ajudar?