CORTISOL APOS INSULINA (BASAL, 30 E 60 MINUTOS)

SINONIMIA: Cortisol Basal, 30 e 60 Minutos Após Insulina; Cortisol de Jejum, 30 e 60 Mnutos Após Insulina; Cortisol Basal, 30 e 60 Minutos Após Hipoglicemia; Teste para Cortisol Após Insulina;

MÉTODO: Quimioluminescência

MATERIAL: Sangue

CONDIÇÃO: Jejum Obrigatório de no mínimo 8 e no máximo 14 horas.

CONTRA-INDICAÇÕES: O exame é contra-indicado em pacientes com Epilepsia, passado de Crises Convulsivas, com Doença Cardíaca ou com história de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

IMPORTANTE:
– Este teste necessita de acompanhamento médico.
– Este teste não é realizado em pacientes com idade superior a 65 anos.
– Não realizamos este teste em crianças com idade inferior a 2 anos.

QUESTIONÁRIO:
– Informar medicamentos em uso (inclusive pomadas e cremes), dia, hora da última dose e horário da coleta.
– Se mulher, informar uso de anticoncepcional.

INTERFERENTES: Medicamentos que contenham em sua fórmula Cetoconazol podem interferir no resultado, pois esta substância inibe a córtex adrenal inibindo cortisol e elevando ACTH.

EXECUÇÃO DO TESTE E COLETA:
– Colher amostra basal entre 07:00 e 09:00 horas da manhã e, em seguida, aplicar via endovenosa 0,1 U de Insulina Simples por quilo de peso (Quando há forte suspeita de deficiência, aplicar 0,05 U/kg peso).
– Dosar a glicose do paciente no glicosímetro após 20 minutos da administração da Insulina e repetir este procedimento até que o paciente esteja em hipoglicemia.
– Colher amostras de soro 30 e 60 minutos após a hipoglicemia.
ATENÇÃO: Cuidado com a hipoglicemia durante o teste, ter sempre glicose hipertônica para aplicação endovenosa, se necessário (Manter soro fisiológico venoso).

CONSERVAÇÃO E ENVIO: O soro pode ser mantido até 7 dias refrigerado entre 2 e 8oC.

SETOR: Hormônios

MARCAÇÃO: 3 dias úteis.

REALIZAÇÃO: Analys

APLICAÇÕES CLÍNICAS: O cortisol eh secretado pelo cortex da adrenal em feedback com o hormonio adrenocorticotropico (ACTH). Eh essencial para o metabolismo e funcoes imunologicas. Sua concentracao encontra-se elevadas nos casos de Sindrome de Cushing e stress. Apresenta-se reduzido na doenca de addison e nos casos de hipopituitarismo (com producao deficiente de ACTH). Dosagens basais e apos supressao por dexametasona possuem utilidade diagnostica. As concentracoes plasmaticas de cortisol sao influencidas pelo CBG.

VALOR DE REFERÊNCIA:
Cortisol em níveis de 16,0 microg/dL indica Eixo Hipófise – Supra Renais normal.

ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 10/02/2005

Compartilhe nas redes sociais

Consulte outros exames

Olá, como podemos te ajudar?