CITOMEGALOVIRUS IGM NEONATAL, ANTICORPOS

SINONIMIA: Teste do Pezinho; Citomegalovírus Neo; Citomegalovírus IgM Neonatal; CMV IgM Neo; Anti-Citomegalovírus IgM Neonatal; Anticorpos Anti-Citomegalovírus IgM Neonatal; Citomegalia; Citomegalovirose

METODO: Imunoensaio Enzimático

MATERIAL: Sangue. Gotas de sangue saturada em papel de filtro (nos dois lados do papel).

CONDIÇÃO: Colher preferencialmente entre 3 a 30 dias de vida.

COLETA: Colher sangue suficiente para preencher 2 círculos de papel de filtro
saturado dos dois lados do papel. Deixar secar a gota de sangue (temperatura ambiente) e envolver em papel alumínio para enviar.

CONSERVAÇÃO E ENVIO: O sangue colhido em papel de filtro poderá ser mantido até 30 dias refrigerado entre 2o e 8o C, em embalagem plástica (abrigo da luz) com vedação.

SETOR: SAL (Terceirização de Exames)

MARCAÇÃO: 17 dias úteis.

REALIZAÇÃO: Hermes Pardini

APLICAÇÕES CLÍNICAS: O citomegalovirus (CMV) eh a causa mais frequente de infeccao congenita: 0,3 a 2% dos nascimentos. A maioria absoluta dos recem- nascidos com infeccao sintomatica ao nascimento nascem de maes que tiveram infeccao primaria durante a gestacao. Dos recem nascidos infectados, apenas 15% tem sintomas ao nascimento, sendo que 10% dos infectados sem sintomas terao sequelas neurologicas. A forma mais grave eh denominada “Doenca de inclusao citomegalica” e caracteriza-se por ictericia, hepatoesplenomegalia, petequias, microcefalia, corioretinite e calcificacoes cerebrais. IgM nao ultrapassa a barreira placentaria, sendo sua presenca no recem nascido util para o diagnostico de infeccao congenita. Ressaltamos a possibilidade de infeccao no recem-nascido durante o trabalho de parto ou pelo leite materno, sendo que 50% das maes infectadas excretam o CMV no leite. Em caso de resultados positivos no teste do pezinho, a confirmacao requer complementacao da sorologia.

VALOR DE REFERÊNCIA:
Negativo

ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 01/04/2005

Compartilhe nas redes sociais

Consulte outros exames

Olá, como podemos te ajudar?