CHLAMYDIA TRACHOMATIS IGM ANTICORPOS ANTI

SINONIMIA: Clamidia; Imunofluorescência para Chlamydia; Mycrotack; Linfogranuloma; Chlamydia trachomatis – Pesquisa; Pesquisa de Chlamydia trachomatis

METODO: Imunofluorescência Direta

MATERIAL: Raspado Uretral, Endocervical, Conjuntival, Pús de bubão inguinal, Esperma, Retal e Fundo de saco vaginal (somente para virgens e histerectomizadas).

CONDIÇÃO: 2 Lâminas com esfregaço

INTERFERENTES: Uso de antibióticos e medicações tópicas (pomadas, cremes, etc).

INSTRUÇÕES PARA COLETA:

> Aguardar 7 dias após o uso de antibióticos ou c.o.m.
> Este teste requer amostra com número adequado de células, portanto não deve ser feito em Urina.
> MATERIAL URETRAL: o paciente deve vir pela manhã antes de urinar ou permanecer no mínimo 4 horas sem urinar.
> MATERIAL ENDOCERVICAL: a paciente não pode estar menstruada nem
fazendo uso de medicações tópicas.

=> COLETA:
– SWAB ENDOCERVICAL: Certificar-se de que a paciente não é virgem. Passar o espéculo vaginal e visualizar o colo uterino. Usando gaze esterilizada e pinça ginecológica fazer limpeza rigorosa do colo, retirando toda secreção ou muco cervical. Introduzir um swab no canal endocervical, limpando a junção escamo-colunar (1 a 1,5 cm dentro do canal). Desprezar este primeiro swab e introduzir um novo swab promovendo movimentos circulares, visando obter a maior quantidade possível de células. Retire o swab cuidadosamente, evitando qualquer contato com as paredes vaginais. Nos casos de pacientes virgens, crianças, ou grávidas contatar a supervisão de coleta.
– SWAB URETRAL: Se houver secreção abundante, usar swabs para retirar toda a secreção. Recomendamos que o paciente esteja pelo menos 1 hora sem urinar. No caso de uretra masculina, introduzir o swab 4 cm dentro do meato uretral, colhendo células epiteliais da uretra mediana, após fazer movimentos circulares. Nos casos femininos, introduzir o swab 1 a 2 cm.
– CONJUNTIVA: Limpar totalmente os olhos, retirando qualquer secreção com uma gaze esterilizada. Pedir ao paciente que olhe para baixo, everta a pálpebra superior e, usando um swab pequeno(swab uretral), fazer raspado cuidadoso da área central da conjuntiva tarsal. Colher também da conjuntiva inferior, pedindo ao paciente que olhe para cima e abaixando a pálpebra inferior. Se for pedido amostra de ambos os olhos, nunca usar o mesmo swab, usar swabs separados para cada olho.
– ÁNUS: Introduzir um swab pelo esfincter anal cerca de 2 a 3 cm, promovendo movimentos circulares contra a mucosa para adequada absorção da amostra. Desprezar esse swab e colher outro, caso ele se suje de fezes.

CONFECÇÃO DO ESFREGAÇO: Após a coleta, fazer 2 esfregaços, em lâminas próprias para a pesquisa de Chlamydia, por justaposição e fixá-los com metanol ou acetona.

> OBSERVAÇÃO:
1- As Chlamydias são exclusivamente intra-celulares. O material adequado é o raspado celular e não a secrecão.
2- Recomendamos que seja evitada a coleta do jato médio urinário, após o raspado uretral, para evitar possíveis falsas hematúrias.
3- A coleta da Chlamydia deverá ser feita em último lugar, pois, enquanto coletamos as demais amostras (que poderão acompanhar o pedido médico), estaremos automaticamente fazendo a rigorosa assepsia necessária para uma coleta correta.

CONSERVAÇÃO E ENVIO:
– Fixar o esfregaço em metanol ou acetona.
– Até 7 dias a temperatura ambiente.
– Enviar material o mais rápido possível.

SETOR: Bacteriologia – Microbiologia

MARCAÇÃO: 3 dias úteis

REALIZAÇÃO: Analys

APLICAÇÕES CLÍNICAS:
Baseia-se na visualizacao direta da clamidia por coloracao com anticorpos marcados. Anticorpos monoclonais sao preparados com proteinas presentes nas membrans externas das 15 variantes sorologicas humanas da C. trachomatis. Esses anticorpos reagem contra as duas forma de C. trachomatis corpos elementares (formas infectantes) e corpos reticulados (metabolicamente ativos). O uso de anticorpos monoclonais permite sensibilidade de 80 a 90% com especificidade de 98 a 99%, quando comparado com a cultura. Util para deteccao de infeccao em especimes conjuntival, uretral, retal e endocervical.

ÚLTIMA ATUALIZA

Compartilhe nas redes sociais

Consulte outros exames

Olá, como podemos te ajudar?